3 bandas esquisitas para explorar a cena udigrudi paulista

Sobre Lealdade – Dennis e o Cão da Meia Noite

Troquei algumas poucas palavras com o Dennis Sinned. Não me recordo muito bem o que foi dito (talvez pelo excesso de álcool), mas sei que ele estava no Porão da Cerveja naquele dia apenas para curtir um som, assim como eu. Nos despedimos, fui para dentro do bar, e mais tarde o casal do Open Rock Live me contou sobre o projeto musical de Sinned: “Dennis e o Cão da Meia Noite”. Ouvindo o álbum “Sobre Lealdade” (2023), fui preenchido por uma certa nostalgia, viajei direto para os anos de 2016 e 2017, quando eu devorava os discos de pós-punk nacionais. MercenáriasFelliniBlack FutureAkira SMuzak, e por aí vai. Dennis traz tudo isso, mas a sua música é muito mais do que um revival, é um mergulho profundo no inconsciente urbano, são sentimentos ebulindo em meio ao caos da cidade, nos colocando de frente para o nosso próprio “eu”.

Crappy Cover to Crappy Demos – Pizza Cancer

Pizza Cancer é sem dúvida uma das minhas descobertas mais interessantes dos últimos tempos. Tive a oportunidade de conhecer a banda em uma apresentação ao vivo: som cru, vocal rasgado, e a minha certeza de que aquilo era realmente punk. Humor cáustico, sarcástico e autodepreciativo, misturado com uma consciência política imersa em um enorme oceano de angústias existenciais; considerando tudo isso, posso afirmar com exatidão que “A Crappy Cover to Crappy Demos” (2023) é a única coisa que poderia ser: visceralmente punk!

VOL. 2, VOL. 3, VOL.4 – Manobra Feroz

Manobra Feroz” talvez seja um projeto de difícil compreensão para os mais conservadores. Manobra Feroz é rock? Eu diria que é rock ‘n’ roll da mais alta voltagem, e o melhor de tudo: compatível com a segunda década do século XXI. Parece-me o resultado das nossas “novas” formas de consumir música, da enorme variedade de sons de todos os gêneros, regiões, e épocas disponíveis na internet. “Manobra Feroz” lançou três álbuns em 2023 (Vol. 2Vol. 3Vol. 4), todos são mosaicos estéticos que transitam principalmente entre o rock, o pop, e o trap. Um projeto que só poderia ser realizado por artistas com um repertório extremamente diversificado, indo desde a moda de viola até o rock alternativo das décadas passadas.